quinta-feira, 5 de julho de 2007

 

Burrocracia

É incrível como todos esbarramos nas barreiras burocráticas do Estado brasileiro. É incrível como a tradição lusitana nos persegue. Sim, o Brasil trás na sua carga histórica colonial o vício da exarcerbação burocrática levada aos últimos sentidos.

A máquina burocrática torna-se um instrumento refinado para que aqueles com menos capacitação e educação formal fiquem excluídos do sistema. É triste observar como obstáculos se impõe a frente daquelas pessoas com menor poder aquisitivo e que não possuem um apadrinhamento. Na seqüência de crônicas sobre a vida bancária acredito que este será um tema transversal. Todos os dias me deparo com pessoas de todas as classes sociais, principalmente as mais pobres, que necessitam transpôr esse maquinário.

Estas são, sem sombra de dúvida, os mais prejudicados pelo sistema BURROcrático implantado pelos agentes sociais. Para qualquer membro da classe média, ou alta, com uma educação também média fica fácil compreender porque das fotocópias, porque da espera, porque da análise de cadastro... mesmo que não entenda, os valores discutidos não farão com que ele passe maior dificuldade (mesmo se tratando de valores maiores que da maioria da população do país) do que aqueles que dependem de qualquer valor pra poder comer e comprar remédios.

O sistema é perverso e estimula a perversidade. Os benefícios não funcionam e, na maior parte do tempo, as pessoas ficam desamparadas. Isto é errado.

E a razão disso tudo se dá porque dias para trás atendi um senhor de idade, quase cego e negro em dificuldades financeiras. Fui tomado por um susto quando eu vi que em uma de suas Carteiras de Trabalho constava que o primeiro trabalho com assinatura se tratava do ano de 1965. Este senhor possuía um certo valor razoável de Fundo de Garantia que eu ainda não consegui liberar por conta de entraves burocráticos. Um dos empregadores fez uma assinatura errada na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e eu não consigo provar que o dinheiro no Fundo de Garantia pertence a esse senhor.

A quantia é muito benvinda uma vez que vai ajudar a ele e a toda família dele e porque é dele por direito, porque ele trabalhou a vida inteira e agora deveria gozar de merecido descanso. Este Senhor é um herói cotidiano e ainda não encontrei uma forma de provar que ele pode pegar o dinheiro QUE É DELE!

O sistema BURROCRÁTICO é prova cabal que somente que tem o mínimo de condições pode gozar dos direitos garantidos pela nossa Constituição e pelas bases democráticas que deveriam representar a todos os brasilieiros. A BURROCRACIA governa.

Apesar de agrilhionado por este sistema tento levar esta questão aos superiores da empresa onde trabalho para que estes se sensibilizem. Tudo dentro do sistema burrocrático adotado como política de trabalho. Espero receber notícias em breve.

Enquanto isso sofro por nada mais poder fazer.

Comments:
Você pode convidar a Srª Fran e iniciar uma sociedade alternativa nos confins da Amazônia! hauahuahuhauhauhauhuahuhau
 
desisitiu dessa porra aqui?
Atualiza logo
 
ae colega, tb sou bancario da CEF ha um certo tempo, jah exerci as funcoes q vc cita nesse blog
escrevo tb um blog sobre o assunto, gostaria q visitasse e desse sua opiniao

http://diariobancario.blogspot.com

gostei mto do seu, eh bem sincero, jah estou te linkando

um abraco
 
desisitiu dessa porra aqui?
Atualiza logo [2]
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?